top of page

FRATURA DO ANTEBRAÇO

 O antebraço é a região do membro superior que fica entre o cotovelo e o punho. É formado pelos ossos rádio e ulna, os quais são unidos por uma membrana chamada de interóssea. 

    Apesar de não ser uma articulação propriamente dita, o antebraço possui dois movimentos próprios: a pronação e a supinação. Nesses movimentos, a ulna atua como eixo do movimento e o rádio gira sobre ela. Um exemplo típico desse movimento é quando apertamos um parafuso com uma chave de fenda.

    O antebraço é o segundo segmento que mais é vítima de fraturas expostas, perdendo apenas para a tíbia. As fraturas do antebraço são lesões muito comuns em crianças, constituindo cerca de 40% de todas as fraturas pediátricas.

 

Como ocorre a fratura do antebraço? Os principais mecanismos de fratura do antebraço são: o Trauma Direto na região do antebraço e o Trauma Indireto, como na queda da própria altura sobre a mão estendida. Em pacientes adultos jovens, geralmente a fratura ocorre após traumas por mecanismo de alta energia, como nos acidentes automobilísticos. 

Quais os sintomas? Dor, edema (inchaço), hematoma/equimose (mancha de coloração roxa, por extravasamento de sangue) e deformidade, além de incapacidade de mobilizar o membro superior afetado. Deve-se ter muito cuidado com as fraturas expostas, pois a ulna é um osso muito próximo da pele e sem proteção muscular, assim, até feridas pequenas têm o potencial de expor o osso.

Como é feito o diagnóstico? Além da história clínica e do exame físico, a utilização de alguns exames de imagens auxilia no diagnóstico e no planejamento da conduta terapêutica. A radiografia (RX) é o exame mais acessível e o mais utilizado para essa finalidade. 

Como é feito o Tratamento Conservador (sem cirurgia)? A melhor indicação de tratamento conservador é feita nos casos de fraturas sem ou com pouco desvio. Muito dificilmente é indicado o tratamento conservador, pois raramente ocorre a fratura com pouco desvio no adulto. Já nas crianças, o tratamento conservador é uma excelente opção, principalmente devido ao potencial de remodelação óssea das crianças. Mesmo nos casos de fratura com desvio nas crianças, pode ser feita uma redução “fechada” dessa deformidade. O tratamento é feito com imobilização gessada, geralmente do tipo axilopalmar, sendo sempre realizado o acompanhamento radiográfico. Entre 4 e 8 semanas, a imobilização é retirada e o paciente pode iniciar alongamentos e exercícios contra resistência leve.O retorno a um arco de movimentos e à função quase normais é esperado após um período de 3 a 6 meses, podendo ser mais precoce nas crianças.

Como é feito o Tratamento Cirúrgico? As indicações mais aceitas para o tratamento cirúrgico de fraturas agudas do antebraço são fraturas expostas, comprometimento neurovascular associado e politraumatismo. Outras indicações são os grandes desvios, cotovelo flutuante (fratura do antebraço e do úmero no mesmo lado), idade acima de 10 -12 anos na presença de grande deformidade e falha do tratamento conservador. As demais situações devem ser avaliadas caso a caso. Dentre as principais técnicas empregadas, está a utilização de placas e parafusos. Em crianças, também podem ser utilizados fios (pinos) e hastes.

Quais as possíveis complicações? Infecção, Pseudartrose (“osso não cola”), deformidade residual, necrose, Artrose (também conhecido como Osteoartrite), lesão neurovascular, Trombose, embolia, dentre outras.

 

Após a cirurgia, em quanto tempo retorno às minhas atividades? O retorno vai depender muito da gravidade da fratura, das lesões associadas e de qual técnica de tratamento foi utilizada. Geralmente, o retorno pode variar de 4 a 12 meses no adulto e de 3 a 6 meses nas crianças. Todavia, há casos mais graves e mais complexos que necessitam de mais tempo para a reabilitação completa.

É sempre importante se consultar com um ortopedista.

Duvidas sobre este assunto? entre em contato conosco e ficaremos satisfeitos em ajudar.

antebraço.png
Antebraço_2.png
Antebraço_5.jpg
Antebraço_6.jpg

ENDEREÇOS:

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Yelp Branco

CLINICA ORTOPHISIO

Rua Frederico Dolabela, 329, Centro, Manhuaçu, Minas Gerais

                36900-000

Email: maicommpl@gmail.com

Tel: (33) 3331-6092

Whatsapp (33) 988990221

Aceitamos cartões de crédito e débito.

Horário:

Segunda - Sexta:

8:00 - 18:00 

Dr. Maicom Lima

bottom of page