Síndrome do Manguito Rotador
A Causa mais comum de dores no ombro é a síndrome do manguito rotador um conjunto de sintomas com dor na região do ombro, dificuldade para alguns movimentos com o braço e possivelmente falta de força e firmeza ou estabilidade da articulação para determinadas tarefas. Isto pode ser causado por inflamações ou rupturas nos tendões.
Estas lesões são muito mais frequentes após os 50 anos de idade, embora possam acontecer em qualquer idade. Acredita-se que sua etiologia da síndrome do manguito rotador tenha relação com o envelhecimento do aparelho locomotor, com a diminuição da vascularização, atrofia e diminuição das fibras colágenas destes tendões.
O tendão mais afetado na síndrome do manguito rotador é o do músculo supraespinhal e a lesão mais frequente é a parcial. Ou seja, uma perda de parte das suas fibras que não chega a causar uma descontinuidade (buraco) no tendão – o que seria uma lesão completa, total ou transfixante.
Vale lembrar que não existe uma relação direta do tamanho da lesão com a dor ou com os sintomas. Existem pessoas com lesões pequenas ou parciais e com muita dor, assim como pessoas com lesões completas sem dor alguma.
Algumas lesões podem ser causadas ou, mais comumente, pioradas por um trauma no ombro. Isto ocorre quando um músculo já inflamado, atrofiado ou com uma lesão parcial sofre uma sobrecarga ou um impacto que causa sua ruptura.
É sempre importante consultar um Médico ortopedista especialista.
Duvidas sobre este assunto? entre em contato conosco e ficaremos satisfeitos em ajudar.

