FASCITE PLANTAR OU ESPORÃO DO CALCÂNEO
É importante não confundir a fascite plantar com o esporão do calcâneo . São duas patologias diferentes, embora possam ser desencadeadas por lesões muito semelhantes: microtraumatismos e inflamação crônica na região do calcanhar, nas proximidades da inserção do tendão de aquiles. No caso específico do esporão, surgem depósitos de cálcio abaixo ou atrás desse osso. Eles formam saliências parecidas com ganchos que lembram as esporas dos pés dos galos. Esporões do calcâneo podem provocar uma dor aguda, em pontada, que piora com o movimento e melhora com o repouso.
Causas:
A principal causa está relacionada com alterações estruturais. Pés com deformidades acentuadas em cavo ou plano estão suscetíveis assim como grandes encurtameÉ importante não confundir a fascite plantar com o esporão do calcâneo . São duas patologias diferentes, embora possam ser desencadeadas por lesões muito semelhantes: microtraumatismos e inflamação crônica na região do calcanhar, nas proximidades da inserção do tendão de aquiles. No caso específico do esporão, surgem depósitos de cálcio abaixo ou atrás desse osso. Eles formam saliências parecidas com ganchos que lembram as esporas dos pés dos galos. Esporões do calcâneo podem provocar uma dor aguda, em pontada, que piora com o movimento e melhora com o repouso.ntos da cadeia posterior.
A lesão na fáscia pode ocorrer com qualquer situação em que os pés são exigidos de forma inapropriada. Uso inadequado de calçados, obesidade e atividades de impacto estão entre elas.
Sintomas:
Ao procurar um ortopedista você poderá explicar o que está sentindo e ele lhe dará o diagnóstico, mas abaixo, seguem alguns sintomas:
· Dor abaixo do calcanhar;
· Dor no arco plantar;
· Pior após período de repouso quando inicia a marcha;
· Piora com o passar dos meses;
· Pode estar presente edema (inchaço) próximo ao calcâneo;
· Está associado a queimação, dormência e irradiação para o tornozelo ou frente do pé.
A queixa mais comum da fascite plantar aparece logo nos primeiros passos da manhã ou após períodos em repouso quando inicia a marcha. Em alguns minutos caminhando a dor melhora devido ao alongamento da fáscia. Nos casos persistentes os sintomas também surgem nos esforços como ficar em pé ou nas atividades físicas.
Duvidas sobre este assunto? entre em contato conosco e ficaremos satisfeitos em ajudar.
